Review Vichy Liftactiv Retinol HA Advanced Concentrate

Click here for English.

Retinóides de prescrição (tretinoína) e sem prescrição são ainda os padrões de ouro no combate ao envelhecimento. Os retinóides são um dos ingredientes de cuidados com o envelhecimento mais bem estudados disponíveis no mercado. “Embora os retinóides sejam promissores no tratamento do envelhecimento da pele, as reações irritantes, como a queimação, descamação ou dermatite associada à terapia retinóide, limitam a aceitação pelos pacientes. Esse problema é mais proeminente com a tretinoína e o tazaroteno, enquanto outros retinóides representados principalmente por retinaldeído e retinol são consideravelmente menos irritante.”

Retinol é mais suave que a tretinoína (ácido retinóico) e precisa estar presente em maiores quantidades do que a tretinoína para ser eficaz. O retinol impede a perda de colágeno, inibindo enzimas que degradam o colágeno. Trata linhas finas, rugas, manchas escuras, acne e irregularidades da pele, pois aumenta o ciclo de renovação da pele. Atua como um antioxidante na luta contra os radicais livres. O retinol penetra em todas as camadas da pele, incluindo a derme, enquanto a tretinoína mostrou-se que funciona principalmente nas camadas superiores da pele.

O produto que estou resenhando hoje contém ácido hialurônico, adenosina, 0,2% de retinol e 2% de um ingrediente patenteado pela L’Orèal chamado LR2412 (Sodium Tetrahydro Jasmonate).

Descrição

Nossa maior concentração de retinol, em um tratamento diário de rugas. Dupla ação clinicamente testada com retinol puro + LR2412 para preencher visivelmente rugas profundas e “preencher a pele” para expressões faciais mais jovens. Com este creme anti-rugas com retinol, a pele instantaneamente parece mais suave e “cheia”. As rugas ficam visivelmente reduzidas. As expressões faciais parecem mais relaxadas e a pele parece naturalmente mais jovem.

Ingredient list

Aqua/Water, Glycerin, Dicaprylyl Ether, Isopropyl Isostearate, Octyldodecanol, Sodium Tetrahydrojasmonate, Glycine Soja Oil / Soybean Oil, Cetyl Alcohol, Dipropylene Glycol, Behenyl Alcohol, PEG-100 Stearate, Stearyl Alcohol, Carbomer, Arachidyl Alcohol, Cetearyl Alcohol, Cetearyl Glucoside, Retinol, Sodium Hyaluronate, Sodium Hydroxide , Phenoxyethanol, Adenosine, Ammonium Polyacryldimethyltauramide/Ammonium Polyacryloyldimethyl Taurate, Caprylyl Glycol, Parfum/Fragrance.

Análise de alguns ingredientes

Glicerina: Também chamada de glicerol, a glicerina é um ingrediente de reabastecimento e restauração de pele. É um humectante naturalmente encontrado na pele;

Dicaprylyl Ether: Um óleo derivado de plantas que funciona como emoliente, condicionador de pele e também solvente sem tornar a pele oleosa;

Isopropyl Isostearate: Um emoliente, humectante, aglutinante, agente condicionador da pele;

Octyldodecanol: Um álcool graxo que funciona como emoliente e emulsionante (às vezes também como solvente);

Sodium Tetrahydro Jasmonate: Este composto é chamado LR2412. É um sal de ácido jasmônico envolvido no reparo de feridas de plantas e na regeneração de tecidos que, de acordo com um estudo in vitro da L’Orèal, tem eficácia em contrariar sinais de envelhecimento da pele, aumentando (in vitro) o depósito de ácido hialurônico nas camadas basais e suprabasais da epiderme, estimulando o hialurosoma e aumentando a expressão do receptor de ácido hialurônico, aumentando a espessura da epiderme, estimulando o colágeno IV, a laminina-5 e a fibrilina (biopolímeros elásticos) na junção dérmico-epidérmica.

A double-blind randomized study comparing the association of Retinol and LR2412 with tretinoin 0.025% in photoaged skin;

In vitro and in vivo studies with tetra-hydro-jasmonic acid (LR2412) reveal its potential to correct signs of skin aging.

Esses estudos foram feitos pela L’Orèal, então já sabe…

Óleo de Glycine soja (Soja): É rico em vitaminas como vitamina E, vitamina B e vitamina K. É uma grande fonte de ácido linolênico. Este óleo ajuda a pele contra os raios UV e também é muito eficaz para o tratamento de danos causados pelos raios UV e pela poluição do ar. Ele também contém aglicona, uma isoflavona que melhora a aparência do envelhecimento da pele;

Cetyl Alcohol: Não é um álcool que resseca. Suaviza e condiciona a pele e o cabelo. É um álcool graxo produzido a partir dos produtos finais da indústria do petróleo ou derivados de plantas. Funciona como emoliente, espessante, emulsionante e/ou agente de transporte;

Dipropylene Glycol: Agente hidratante e solvente;

Behenyl Alcohol: Um álcool graxo que funciona como agente espessante e emulsionante derivado de planta ou sintético;

Stearyl Alcohol: Um álcool graxo naturalmente derivado do ácido esteárico, óleo de coco ou ácidos graxos vegetais. É usado para acalmar e suavizar a pele e também como emulsionante;

Arachidyl Alcohol: Substância semelhante à cera que funciona como agente emoliente e espessante;

Cetaryl Alcohol: Álcool graxo produzido a partir de uma mistura de álcoois cetil e estearílico. Pode ser derivado naturalmente de coco ou sintetizado. Funciona como emoliente, reforçador de textura, agente de transporte…;

Caprylyl Glycol: Funciona como um agente de condicionamento da pele e humectante. É um hidratante e também um anti-microbiano;

Retinol (também conhecido como vitamina A): Um padrão ouro no tratamento do envelhecimento. Um precursor para a síntese de retinal endógeno e ácido retinóico. Induz o espessamento epidérmico e melhora a expressão dos CRABP II e CRBP mRNAs, reduz a metaloproteinase matriz (grupo de enzimas que, em conjunto, são responsáveis pela degradação da maioria das proteínas da matriz extracelular), expressão da colagenase (enzimas que quebram as ligações peptídicas no colágeno) e da gelatinase, com aumento concomitante no crescimento de fibroblasto e síntese de colágeno. Retinol é cerca de 20 vezes menos potente do que a tretinoína (retinóide com receita médica) e deve ser convertido em ácido retinóico para demonstrar sua ação. No entanto, é muito mais suave e bem tolerado do que a tretinoína.

Retinoids in the treatment of skin aging: an overview of clinical efficacy and safety;

The biological activity of all-trans retinol requires metabolic conversion to all-trans retinoic acid and is mediated through activation of nuclear retinoid receptors in human keratinocytes.

Hialuronato de Sódio: A forma em sal do ácido hialurônico, um ingrediente de ligação à água que tem a capacidade de preencher os espaços entre colágeno e elastina. O hialuronato de sódio tem sido usado para a hidratação e cicatrização de feridas desde a sua descoberta, ele pode armazenar até 1000 seu próprio peso em água;

Adenosina: Trata rugas e restaura a pele. Um estudo realizado usando um creme com adenosina mostrou que é um ingrediente eficaz no tratamento das rugas periorbitais (pé de galinha) e rugas glabelares (dobras entre as sobrancelhas).

Evaluation of the anti-wrinkle efficacy of adenosine-containing products using the FOITS technique.

Ammonium Polyacryldimethyltauramide/Ammonium Polyacryloyldimethyl Taurate: Estabilizador de emulsão, agente de controle de viscosidade;

Caprylyl Glycol: Funciona como agente humectante, condicionador de pele, emoliente e também funciona como estabilizador e pode aumentar a atividade antimicrobiana de outros conservantes (por exemplo, phenoxyethanol).

Desencadeadores de acne de acordo com CosDNA

PEG-100 Stearate atinge 1 de 5. Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, e Cetearyl Alcohol atingem 2 de 5. Glycine soja Oil atinge 3 de 5. Isopropyl Isostearate atinge 5 de 5.

Irritantes de acordo com CosDNA

Carbomer atinge 1 de 5. Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, e Cetearyl Alcohol atingem 2 de 5.

Segurança de acordo com CosDNA

PEG-100 Stearate e Sodium Hydroxide atingem 3 de 9. Phenoxyethanol atinge 4 de 9. Retinol atinge 9 de 9. Fragrance atinge entre 1 e 4 de 9.

Análise CosDNA: Vichy Liftactiv Retinol HA Advanced Concentrate.

Embalagem

Tanto a amostra de 5 mL como as embalagens de tamanho completo são um tubo de metal. Isso é muito interessante e importante porque o retinol pode ser degradado pela luz UV, então a embalagem não pode ser transparente.

lrm_export_20171225_103426593738338.jpg

O único problema sobre esse tubo é que você, infelizmente, perde um pouco de produto. Você não pode ter quase todas as gotas de produto que você teria se fosse uma embalagem de “airless pump”.

Textura e aroma

A textura é bem cremosa. É macia e boa.

 

Eu particularmente não sinto nenhum perfume mesmo que tenha fragrância sintética nele.

Como usar

Pode ser usado sozinho como um tratamento diário ou em camadas sob seus outros hidratantes para uma camada adicional de hidratação.

  • Evite a área dos olhos.
  • Deve ser combinado com outro skincare para rosto FPS 15 or mais todas as manhãs após a aplicação.
  • Evite a exposição excessiva aos raios UV e à luz solar.
  • Não combine com outros produtos com retinol consecutivamente.

Protetor solar sempre!!! Se nublado, chovendo, nevando, acabando com o mundo…

Atuação

Três anos atrás, quando eu tinha 18 anos, usei meu primeiro retinóide. Utilizei o retinóide mais poderoso (tretinoína) e a maior concentração disponível (0,1%), logo após meu tratamento com Roacutan. Sim, nem todos podem tolerar a tretinoína porque pode ser muito irritante e ressecante. No entanto, minha pele era muito oleosa e usei todo o tubo suavemente. Eu dei uma pausa porque eu cheguei ao ponto que eu queria. Então eu decidi tentar novamente novamente este ano, 3 anos depois, e adivinha? Minha pele não tolerou. Ressecou minha pele de uma forma insana. Eu tive que parar, é claro, e eu decidi tentar o retinol, que é muito mais suave e não resseca a pele se bem formulado.

Agora, sobre esse produto, deixe-me começar por dizer que é muito gentil na minha pele até o ponto em que eu possa usá-lo em torno das minhas áreas de olho. Não arde, não faz resseca, não queima, sua tolerância é ótima. Não sei se você notou, mas contém muitos álcoois graxos. Eles podem funcionar como um emoliente, e em uma fórmula onde o principal ativo possa ressecar a pele, os álcoois graxos são ótimos ingredientes a serem adicionados. Porém, quem tem a pele acneica, precisa redobrar a atenção pois pode até piorar a acne, ainda mais em conjunto com o isopropyl isostearate.

A inclusão de glicerina e dicaprylyl ether também é bem-vinda e bem pensada. A glicerina tem efeitos semelhantes ao ácido hialurônico tópico, mas não atrai a mesma quantidade de água que o ácido hialurônico, enquanto que o dicaprylyl ether é um emoliente que não torna a pele oleosa. Ainda assim, esta fórmula contém um tipo de ácido hialurônico (a forma em sal), tornando este produto bem hidratante. Com todos esses emolientes, eu esperava que este produto fosse ser pesado/gorduroso. Felizmente, é bem absorvido e não deixa minha pele oleosa.

Qual o efeito na sua pele? Eu não sinto a necessidade de esfoliar minha pele muitas vezes desde que comecei a usar este produto, minha pele está muito mais suave e lisa. Eu também sinto que minha pele está um pouco mais firme/cheinha mesmo que eu não tenha problemas com a perda de firmeza.

Teste de hidratação usando a Susee Nano Spray Machine

Vamos verificar antes e depois de usar este produto. Eu uso a Susee Machine para verificar os níveis de água e óleo.

  • Antes de aplicar o produto: 42,8% de água e 28,6% de óleo.
  • Logo após a aplicação do produto: 60,2% de água e 18,9% de óleo.

Considerações finais

Eu não esperava muito deste produto, mas conseguiu me dar alguns efeitos agradáveis sem ressecar minha pele. Sua textura pode não agradar as pessoas com pele oleosa durante o dia, mas pode ser usada durante a noite sem qualquer problema. Pele acneica deve tomar cuidado pois pode piorar a acne! Peça algumas amostras ao seu dermatologista, aposto que ele tem esse produto.

Gostaria que a Vichy pudesse começar a usar mais de uma molécula de ácido hialurônico em seus produtos porque isso já está ficando ultrapassado. Mesmo as pequenas empresas estão introduzindo pelo menos duas formas de ácido hialurônico nos produtos.

No geral, este é um bom produto se você deseja introduzir retinol na sua rotina e quer começar sem muitos problemas.

lrm_export_20171225_1023541979934447.jpg

Nota: 4,2/5

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s